segunda-feira, 27 de agosto de 2007

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Autoridade Espiritual


por Ariovaldo Ramos

Liderança Autoridade Espiritual

Fala-se muito, nos dias de hoje, sobre autoridade espiritual; alguns há que creditam tanto sua pretensa autoridade que a oferecem como "cobertura" para outros. Mas qual é a nossa autoridade para pastorear as ovelhas de Cristo? Entendo que a forma mais segura de responder a essa questão é observar Jesus Cristo concedendo essa autoridade para alguém.

Pedro, o apóstolo é o nosso homem. Jesus avisara a seu discípulo que Satanás pedira para cirandá-lo, para peneirá-lo como se faz com o trigo quando de separá-lo das impurezas e que Cristo havia rogado por ele para que sua fé não desfalecesse (Mc 14.27-31). É interessante Satanás se oferecendo para tirar de Pedro todas as impurezas, ele devia pensar que só encontraria impurezas e nenhum trigo. Bem, Pedro foi peneirado e, embora tivesse dito que estava pronto a morrer por Jesus, que o mestre jamais lhe seria um tropeço, ainda que o fosse para os demais, negou a Jesus Cristo, tal como fora avisado (Mc 14.66-72). Parece que só havia impurezas e nenhum trigo.

Como prometera Cristo ressuscitou ao terceiro dia e, entre as orientações que ultimou de seus anjos, convocou a Pedro para encontrar-se com ele na Galiléia ((Mc 16.7). A convocação foi nominal, não havia como o recalcitrante discípulo entender que não era consigo que o Ressurreto queria conversar. Encontraram-se no lugar combinado e, para surpresa geral, o Senhor, ao invés de aplicar ao moço uma severa advertência, perguntou-lhe se este o amava, por três vezes repetiu-lhe a pergunta, recebendo resposta afirmativa em todos os casos. É verdade que o Mestre, por duas vezes, usou para o verbo amar a palavra de descreve um amor incondicional, e que Pedro, o tempo todo, usou a palavra que descreve amizade, termo que o Salvador também usou na terceira inquirição. Pedro, contra todas as expectativas continuou afirmando que era mais amigo de Cristo que os demais, e, finalmente, chamou como testemunha, em sua defesa, a onisciência de Cristo, reconhecendo-o, implicitamente, como Deus (Jo 21.15-22).

Jesus, surpreendentemente, não contestou a Pedro e, mais, a cada uma de suas respostas comissionou-o, em relação ao seu próprio rebanho, para cuidar, alimentar e guiar as suas ovelhas; após o que ordenou-lhe que o seguisse por onde ele o desejasse. Concedeu-lhe o que hodiernamente é chamado de autoridade espiritual.

Com que autoridade Pedro exerceria o pastorado? Como ele lograria não ser denunciado pelo rebanho como falastrão, mentiroso, covarde e traidor? No que consistia a sua autoridade, afinal?

A autoridade de Pedro consistia em ser um pecador perdoado. Sua autoridade era o seu testemunho. Ele podia dizer sem medo: - Ele me perdoou e restaurou e pode fazer isso com qualquer ser humano. A autoridade de Pedro consistia no fato de ser ele portador de um milagre, pois, com todas as suas incoerências e inconstâncias ele amava a Jesus. E isto é um milagre, pois, naturalmente, não há quem busque a Deus (Rm 3.11). Ser salvo é voltar a amar a Deus e atingir o ápice da salvação é a amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Tem Autoridade Espiritual aquele que pode testemunhar do perdão de seus pecados, de ter sido alvo do milagre de voltar a amar a Deus, e ter passado a seguir a Jesus sem prévias condições.

Alguém poderia objetar: - Se é isso! Então qualquer pessoa o pode! Contesto: - E não foi isso que os reformadores quiseram dizer ao ensinar sobre o sacerdócio universal dos santos?

Todos os cristãos podem e todos os cristãos devem.

sábado, 11 de agosto de 2007

O Sentimento de Cristo


Portanto, saiamos até Ele, fora do acampamento, suportando a desonra que Ele suportou. Hebreus 13:13

Deus não te peço por emoção que leves as Nações, mas antes de tudo dá me a mente de Cristo e eu irei voluntariamente.
Dá me não muitos bens mas o amor que o motivou a dar Cristo por nós e darei a minha própria vida por outros.
Não te peço por grandes habilidades como lhe dar com o ser humano, mas a compaixão que havia em Cristo e conduzirei os perdidos à Ti, como um pastor às ovelhas.
Não te peço coragem para ir enfrentar o perigo, mas o sentimento de obediência que houve no coração de Cristo no Getsêmani, e entre o perigo e a dor escolherei sempre fazer a tua vontade!
Deus, não te peço sustento para poder ser missionária, mas que me envies como enviastes Jesus, pois tu és o dono da seara.
Não te peço que me livres do sentimento de solidão quando estiver longe de minha família que tanto amo, mas o mesmo desprendimento de Cristo quando deixou a Glória ao lado do Pai para estar separado dele, ainda que lhe causasse a dor e angustia que o fez chorar lágrimas de sangue, mas sobretudo, disposto a cumprir sua missão!
Não peço um nome de destaque na história, mas quero no poder do teu Espírito tornar Cristo o destaque na história de muitos
Talvez não queira ser lembrada como uma grande mulher, mas como uma mulher que ousou fazer grandes coisas para o Grande Deus.
Não peço uma vida longa, mas um espírito que a torne grande ainda que pequena,
Talvez fosse mais sensato pedir o perfil perfeito de um missionário, mas agora sei que o que realmente desejo é ser, como disse Max Lucado, Simplesmente como Jesus.
Escrevi isso porque percebi que muitas vezes em nossas orações e posições em relação a Deus começam do fim e o que é pior é que muitas vezes não chegamos ao início, e lamentavelmente esquecemos a raiz que dá origem ao resultado que esperamos.Ousemos a buscar na clareza, simplicidade e poder dos sentimentos de Cristo, o exemplo maior da mais pura motivação para qualquer realização em nossas vidas e que seja assim por toda nossa existência e reescreveremos, então, uma nova história!!!
Então serei como Tu queres, e farei o que é preciso

E agora? Qual é tua petição?Que o Senhor revele esta grande verdade ao seu coração de forma que cause impacto em sua vida gerando em você, disposição completa para servi-lo!

Miss. Regiane Pontes - Horizontes

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Criacionismo e sua definição

Tente, neste momento, lembrar como foi na sua escola, o aprendizado na matéria de ciências... lembrou?? Te garanto que você aprendeu que o universo foi criado a partir do big-bang, que os dinossauros se estinguiram a 65 milhões de anos, que o homem descende do ancestral em comum com o macaco a mais de 100 mil anos A.C.... Acertei, não é?? Todos nós aprendemos isso e continuamos a "aprender" sobre todas essas teorias que são classificadas como Evolucionistas.
O Evolucionismo é uma ciência que busca desvendar a evolução dos seres vivos, ou seja, que os seres descenderam de outros seres e que o universo descende do nada. Infelizmente, ou felizmente, o evolucionismo vem encontrando desde sua formulação, problemas para comprovar as suas teorias. Apenas encontra evidências, porém não consegue liga-las com sua ciência.
Em contrapartida, existe uma ciência que é considerada por 90% dos cientistas como loucura, como burrice ou como algo impossível. Essa ciência chama-se Criacionismo, que busca comprovar a CRIAÇÃO dos seres vivos. Criação quer dizer que foi criada por alguém, por um Criador.
O evolucionismo mantém uma guerra árdua para derrubar o criacionismo, que vem, a cada ano, comprovando suas teorias, porém que não são aceitas pelos cientistas evolucionistas. Muitas vezes, em artigos evolucionistas sobre algum achado de supostos elos de ligação, os mesmos mais estão interessados em desbancar o criacionismo, do que informar as pessoas de suas descobertas e teorias. Fato que comprova que o criacionismo vem esquentando muito a cabeça dos 90%...

Nos links abaixo, estaremos disponibilizando sites criacionistas que mostram evidências muito significativas comprovando a realidade da criação.

Sociedade Criacionista Brasileira

Sociedade Origem e Destino

De olho nas Origens

Universo Criacionista

Em inglês

The Creation of the Universe
The Evolution Deceit
Science Research Foundation
Access Research Network
Answers in Genesis
Institute for Creation Research
Paul Abranson

BOA DIVERSÃO E BONS ESTUDOS!
Recomendação. Leia a Bíblia toda para poder compreender melhor os detalhes!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

VIDA EM CRISTO!!

"Lembre-se de que a sua vida está escondida com Cristo em Deus e que nada pode separar você do imenso amor de Deus. O Rei do Universo, o Ser mais perfeito, belo, justo, bondoso, amoroso, fiel, extraordinário, poderoso, soberano, incomparável, completo e maravilhoso que existe se fez homem, na pessoa de Jesus. Ele amou você de uma forma tão extraordinária e sublime, que Ele deixou o Seu trono de eterna glória, onde era adorado e servido por milhões e milhões de seres angelicais, e se fez um varão de dores e servo sofredor. Por amor a você, Ele foi cuspido, espancado, humilhado, julgado, transpassado e cravado em uma cruz. Ninguém jamais amou você assim. Pessoas podem vir e ir. Gente que fala em nome de Deus pode decepcionar você. A igreja é formada de gente imperfeita e humana como você e eu. Você pode passar por injustiças, dores e angústias, mas nada e ninguém pode separar você do extraordinário amor de Deus que foi revelado em Jesus. Se alguém abandonou você, Deus não!."

sábado, 4 de agosto de 2007

SOLIDÃO

Uma das características de todo ser humano é a necessidade de compartilhar e conviver com outras pessoas. Isso é absolutamente normal. Faz parte do ser gente, do ser humano e do existir.

Todos nós, de quando em quando, podemos nos sentir sozinhos. Até pessoas casadas e com filhos passam por momentos assim. São estações da nossa alma. É humano.

Mas há três coisas que gostaria de pensar junto com você: a primeira é que por mais que nos sintamos sós, nunca, realmente, estamos, totalmente, sós, quando cremos e desfrutamos do amor de Deus por nós.

Ao mesmo tempo, mesmo quando estamos acompanhados de pessoas, nunca nos sentimos, completamente, preenchidos, enquanto não cremos nem desfrutamos do amor de Deus por nós.

Os Evangelhos, por exemplo, mostram vários momentos, quando Jesus, por escolha própria, se retirou do meio das multidões e foi para lugares desertos para ficar à sós com Seu Pai Celestial. Era assim que Ele se renovava interiormente.

É claro que Ele, também, apreciava, amava e sentia necessidade de seus amigos e discípulos; mas, acima de tudo, Ele precisava da comunhão do Seu querido Pai Celestial, a quem Ele chamava de Aba Pai (paizinho).

Pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas, escreveu um autor. E é verdade. Sem me deixar tomar por esta consciência do amor extraordinário de Deus que vai além de todo o entendimento e que foi demonstrado quando Jesus se entregou por nós na cruz, nada e ninguém consegue nos preencher completamente.

Ao mesmo tempo, há uma segunda coisa sobre a qual eu gostaria de pensar junto com você e é que nós precisamos estar presentes para nós mesmos.

Em outras palavras, você precisa ser sua amiga. Eu preciso ser meu amigo. Nós precisamos aprender a gostar de nós mesmos. Precisamos aprender a respeitar a nós mesmos e a valorizar a nós mesmos. Porque se você não estiver presente para si mesma, você vai sempre se sentir sozinha. Isso tem haver com o que a Bíblia chama de amar a si mesmo. E como disse uma pessoa, ninguém passa tanto tempo com você (com exceção de Deus) a não ser você mesma. Você nunca se separa de você. Então, você precisa aprender a ser sua própria aliada e amiga.

A terceira coisa é que a melhor forma de termos amigos é sendo amigos. Quando começamos a expressar amizade, consideração, interesse e respeito para as outras pessoas, nós vamos, em algum momento, experimentar todas estas realidades voltando para nós. É uma questão de tempo. É como diz em Eclesiastes 11: "lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás".

É claro que todo relacionamento, seja de que tipo for, envolve "riscos". Todo contato humano pode envolver algum tipo de "risco". Até mesmo estar vivo envolve riscos. Há o risco de se decepcionar, se você cria expectativas em relação às pessoas que não se realizam; o risco de sentir-se magoada, por algo que seja dito, feito ou esquecido. E aí você vai ter que aprender a exercitar o perdão, como Jesus ensinou. O fato é que sempre há o risco das pessoas falharem com você, em relação a alguma coisa, porque nenhum de nós é perfeito e nenhum de nós está no céu. Mas, sem passar por estes "riscos", você nunca vai fazer amizade com ninguém.

Respeite a todos, faça o bem a quem puder, mas selecione aqueles que andam com você. Selecione. Observe o caráter. Não deixe que a carência escancare a porta de sua vida e coração para qualquer pessoa.

Não procure problemas para si mesma. Não se deixe levar pela aparência e pela carência e acabe trazendo para si mesma sofrimentos desnecessários. Já há gente demais arrependida de ter feito isto.

Peça sabedoria a Deus, pense, observe, ore e use o bom senso. Davi escreveu, em um de seus salmos, que não deixaria qualquer um habitar com ele, somente quem fosse fiel. Lembre-se que é na angústia que nascem os irmãos.

Não é quem é uma boa companhia na festa que faz a diferença; é quem fica ao nosso lado, na hora do nosso choro, angústia e dor. Não é quem quer ficar conosco quando somos agradáveis, risonhos e atraentes; é quem fica ao nosso lado, mesmo quando estamos perdidos dentro de nós mesmos sem nem mesmo ver um caminho para sair. Não é quem frequenta lugares divertidos conosco e ri junto conosco, é quem caminha ao nosso lado nos vales tristes da existência e chora junto conosco. Estes são nossos amigos.

Saiba que Deus a ama de um modo como ninguém jamais amou ou amará você. Conte com Ele. Ele nunca vai te deixar e jamais vai te abandonar. Seja sua amiga e companheira. Faça bem a si mesma. Respeite-se. E não espere que os outros sejam seus amigos; seja amiga. Peça a Deus que ajude você a vencer o medo da rejeição, do abandono, da traição e de qualquer decepção e escolha viver.

Estenda a mão e ajude alguém. Dê um sorriso sincero e sem segundas intenções, só ser amiga. Fale com as pessoas. Busque o bem de mais alguém. Saia de dentro de si mesma. Não pense só nos seus interesses. Entenda que os outros, também, tem problemas, lutas, dores e limitações. Seja solidária ao que os outros estão passando. Escolha fazer isto.

Não fuja do seu medo de que falhem com você ou de que rejeitem você; peça ajuda a Deus e enfrente este medo, com bom senso e equilíbrio, sabendo que você tem um Deus que cuida de você e que nada pode separá-la do Seu amor.

Espero que estas palavras ajudem você. Todos nós nos sentimos sozinhos, em um momento ou outro da vida, mas a verdade é que você nunca está realmente só.

Fique na paz de Jesus, o Amigo sem igual.

Pr. Paulo Cardoso